⬅ Inicio
Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Tapada, Almeirim, Santarém, 2009

157m2
PROJETO DE ARQUITETURA | DESIGN DE INTERIORES

DESIGN DE MOBILIÁRIO | ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Uma igreja é um espaço carregado de simbolismo vocacionado para a contemplação de algo superior. A arquitetura tentou reforçar essa carga simbólica através da sua forma e do trabalhar da luz.

Uma pequena aldeia reúne esforços, em ano de crise económica, para erigir uma pequena igreja, à base de donativos. O terreno, oferecido pela autarquia, tinha uma forma prismática que anunciava a implantação do edifício.

Propôs-se criar um objeto escultórico não tradicional, mas ainda assim integrado num ambiente de aldeia pela singeleza da forma, fugindo da espectável nave retangular de duas águas com torre sineira. O USO pedia uma forma que seguisse a função e assim as paredes laterais, de betão armado, são inclinadas para o interior evocando a forma das mãos que rezam enquanto o vértice inatingível pela forma nos remete ao Céu. A cobertura plana é rasgada por uma claraboia de vidro amarelo que atravessa toda a nave e forma uma cruz sobre o altar. Na parede deste, uma grande cruz de madeira recebe a luz amarelada reconfortante que a banha de cima abaixo, poder-se-á dizer, símbolo do Espírito Santo.