⬅ Inicio
Apartamento em Almeirim
Almeirim, 2019

65m2 de área útil
Design de interiores e execução de obra

O primeiro projeto integral da Aberto para Obras: aquisição de um apartamento – um T2 com necessidade de obras – desenho integral, execução da obra e revenda do imóvel.

A forma do apartamento não o favorecia, nem em termos funcionais nem de distribuição de luz, uma vez que todos os compartimentos estão virados para um mesmo lado enquanto um longo corredor de 10m fazia a distribuição unilateral. Repensaram-se os espaços, demoliu-se a parede que fechava a sala ao corredor e uma parte da divisora entre a sala e a cozinha de forma a criar um espaço de refeições. A porta entre a cozinha e o corredor foi retirada e recentrado esse vão de passagem de forma a conseguir instalar mobiliário e equipamento em ambas as paredes da cozinha, o que não acontecia antes.

Terminada a área da sala e cozinha, reutilizou-se a porta removida desta para separar em dois o longo corredor, e assim, além de o tornar mais confortável termicamente também melhorámos a acústica e a privacidade da área dos quartos.

As caixilharias foram substituídas por modelos mais eficientes, a canalização de água em aço galvanizado foi substituída por tubo multicamada, a cabelagem elétrica foi substituída bem como toda a aparelhagem elétrica e instalaram-se cabos de rede por toda a casa. Anulou-se a tubagem de gás devido ao estado de conservação e optou-se por instalar equipamentos totalmente elétricos. Ajudou á decisão ser um apartamento de 1º andar sem elevador o que dificultaria o transporte das botijas de gás uma vez que não existe gás natural na região. Foi ainda feita a pré-instalação de ar condicionado. A casa foi vendida 1 mês depois por uma apaixonada pela luz da casa.